Celulite Infecciosa, o que é?

Vamos falar desse problema que muitas pessoas não conhecem mas que pode chegar a ser fatal, a Celulite Infecciosa ou também chamada de Celulite Bacteriana.

Celulite Infecciosa

O que é?

É uma infecção dermatológica causada por bactérias , que são geralmente as do grupo Streptococcus pyogenes ou Staphylococcus aureus. A celulite infecciosa ocorre quando essas bactérias conseguem entrar na pele, infectando as camadas mais profundas e causando sintomas como vermelhidão intensa na pele, dor e inchaço. Ao contrário da celulite mais comum, que todos conhecem , que são aquelas com furinhos que acontecem por conta do acúmulo de gordura local, e deixam a pele com o aspecto de casca de laranja e que geram incômodos principalmente nas mulheres (mas que na realidade, se chama fibroedema gelóide), a celulite infecciosa pode causar graves complicações como septicemia, que é a infecção geral do organismo, ou até mesmo morte, caso não seja devidamente tratada. Ela pode acontecer em ambos os sexos, e nas crianças também.

Por isso é extremamente importante ir ao médico se sentir algum dos sintomas que iremos dizer agora a baixo, pois ele receitará o melhor tratamento, geralmente sendo feito por antibióticos.

Sintomas: 

Alguns dos sintomas de celulite infecciosa são:

  • Vermelhidão intensa na pele.
  • Inchaço e dor na pele.
  • Pele muito quente.
  • Febre acima de 38ºC.
  • Em casos graves pode haver calafrios, dificuldades respiratórias, vômitos e enjoos.

Causas 

As causas podem ser por conta de feridas cirúrgicas ou cortes e picadas que não foram tratados direito. Como também pessoas que estejam com problemas de pele que possam causar cortes, como eczema, dermatite ou micose, também têm maior risco de desenvolver um caso de celulite infecciosa, assim como pessoas com sistema imunológico fraco ou diabetes.

Tratamento Para Esta Doença

O médico irá prescrever remédios antibióticos como também analgésicos, porém se o tratamento está mais grave e os remédios não estão dando resultado, o médico poderá fazer uma internação e o paciente tomará remédios injetáveis na veia. Por isso é muito importante que o paciente que sofre de celulite infecciosa nunca se auto medique, pois essa doença pode levar a morte se não cuidada corretamente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *